Até os mais babões admitem o favoritismo de Flávio Dino. Confira o que publicou o jornalista Décio Sá.
Flávio Dino, favoritismo absoluto. |
O Portal Vermelho, órgão de comunicação do PCdoB, comemora pesquisa feita pelo Instituto Amostragem (ex-Ipop) mostrando a liderança do presidente da Embratur, Flávio Dino, na corrida à prefeitura de São Luís. A pesquisa foi realizada nos dias 2,3 e 4 deste mês e teria sido bancada pelo prefeito de Caxias e padrinho do comunista, Humberto Coutinho, conforme havia informado o blog em “Notícias da Noite” no domingo (reveja).
A liderança de Flávio Dino é normal por causa do chamado recall, lembrança que os eleitores têm do nome dele que vem de duas derrotas seguidas em eleições no Maranhão. Mas uma vez fica claro que o ex-deputado é candidatíssimo em 2012, caso contrário não acionaria o “padrinho” para bancar a pesquisa.
No primeiro cenário, com 10 candidaturas, ele lidera com 40,33%, seguido do atual prefeito João Castelo(PSDB) com 17,5%. Edvaldo Holanda Júnior (PTC) fica em terceiro lugar com 9,67%; Bira do Pindaré (PT) em quarto, com 7,5%. Na seqüência Tadeu Palácio (sem partido), com 6,83%; Eliziane Gama (PPS), tem 4,33%; Max Barros (DEM), pontuou 3,67%; Roberto Rocha (PSB), 2%; Marcos Silva (PSTU), 1,5%; e Haroldo Sabóia (PSol), com 0,83%. 2% não opinaram ou não sabem e 3,83 disseram que votariam nulo.
Já no cenário mais enxuto e de difícil consolidação, com os partidos de oposição coligados, Flávio Dino vai a 54% contra 20% de João Castelo e 6,17% de Max Barros, candidato da governadora Roseana Sarney. Marcos Silva vai a 3,83% e Haroldo Sabóia a 2,5%.
Flávio Dino lidera também com 44% no cenário de uma disputa envolvendo o nome dele; de João Castelo, 21,33%; do deputado Edvaldo Holanda Júnior(PTC), 12,17%; Max Barros, 5,5%; Marcos Silva(PSTU), 4,67%;e Haroldo Sabóia(PSol), 2,5%.
Nos cenários em que Flávio Dino é retirado da lista de candidatos, João Castelo lidera em todos com diferença média de 11,62% em relação ao segundo colocado.
Na hipótese de um segundo turno disputado entre Flávio Dino e João Castelo, o comunista fica com 64,5% e o tucano 24,83%.
Espontânea
O Instituto apurou que na pesquisa espontânea – aquela em que o entrevistado opina sem o estímulo de uma cartela com os nomes dos candidatos – Flávio Dino lidera com 18,67%; Castelo aparece em segundo com 13,33%; Tadeu Palácio com 2,67%; e Max Barros com 1,83%. Os demais pré-candidatos aparecem com menos de 1% na espontânea.
Rejeição
Já no quesito rejeição dos pré-candidatos o líder disparado é o prefeito João Castelo, com 48,83% dos eleitores entrevistados. O ex-prefeito Tadeu Palácio fica em segundo com 25,33%. Os nomes com menor rejeição são os de Edvaldo Holanda Júnior, 9,17%, e Flávio Dino, 10,33%.
Do blog do Décio Sá (exceto o título)
Nenhum comentário:
Postar um comentário