A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (30), para pedir que a Comissão de Saúde do poder Legislativo estadual interceda junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES), no sentido de facilitar condições de tratamento de câncer das pessoas residentes em Caxias e municípios vizinhos.
Segundo Cleide Coutinho, o grupo denominado “Flores de Caxias”, da Secretaria da Mulher do município, formado por dezenas de mulheres portadoras de câncer, reclama da grande dificuldade de realizar o tratamento de quimioterapia em Teresina, no estado do Piauí.
A parlamentar informa que o tratamento de oncologia só é feito em São Luís. Mas, as pessoas enfrentam dificuldades financeiras para se vir à capital, porque recebem apenas R$ 15,00 para pernoite, alimentação e transporte do Tratamento fora do domicilio (TFD), a título de tratamento fora do domicílio.
De acordo com Cleide, uma determinação de portaria federal deixa claro que os pacientes devem ser atendidos na localidade mais próxima. “Os pacientes acabam indo para Teresina, porque o dinheiro doado não dá para pagar ônibus, hotel e comida”, assinala.
Cleide afirmou que ficou sensibilizada ao conversar com uma paciente portadora de câncer, que ganhou a passagem para realizar uma cirurgia na cidade de Bauru, em São Paulo, mas tinha apenas R$ 300,00 na carteira para pagar hotel, comida, taxi e outras despesas.
Para a deputada, a solução é a governadora Roseana Sarney (PMDB) determinar instalação imediata de uma Unidade de Tratamento em Oncologia (Unacon) no município de Caxias. “Vamos acabar de andar com o pires na mão, pedindo socorro no vizinho Estado do Piauí”, apela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário