sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Boa novidade para a região, confira uma nova conquista da Deputada Cleide Coutinho

A deputada Cleide Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (19), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou, hoje, a construção de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município de Caxias. A construção será erguida em anexo ao Hospital Geral de Caxias, o qual já se encontra em pleno funcionamento.
Também anunciou que foi aprovado a construção em Caxias de uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA III.
Segundo Cleide, esses benefícios são frutos de sua luta na Assembleia Legislativa, para ajudar centenas de pessoas que sofrem de câncer em Caxias e em 48 cidades de municípios vizinhos. No dia 19 de dezembro de 2009, a deputada Cleide Coutinho protocolou Indicação na Mesa Diretora da Casa, pedindo a instalação da Unacon em Caxias.
Durante pronunciamento feito no dia 9 de dezembro de 2009, a deputada Cleide Coutinho esclareceu que 50% dos pacientes portadores de câncer no Maranhão são atendidos no Estado do Piauí. “Os próprios deputados do estado do Maranhão já viram a humilhação que nossos pacientes sofrem para ser atendidos no Piauí”, disse.
Segundo Cleide, Caxias é a sede da Macro Região e faz a detecção precoce, dos casos de câncer e vários tratamentos cirúrgicos.
Veto - A parlamentar lembra que a governadora Roseana Sarney (PMDB) vetou a construção da Unacon em Caxias. “Diante disso, pedi ao então Deputado Federal Flávio Dino (P C do B) que incluísse, de maneira emergencial, uma Emenda para a construção da Unacon. Para nossa alegria, já foi liberada pelo Governo Federal através do convênio nº54.564/2010no valor de R$ 738.862,00,com a contrapartida da Prefeitura de Caxias no valor de R$30.800,00.
“Esperamos que com a construção da Unacom, deixemos de virar meros pedintes no Piauí e passemos a atender nossos pacientes como eles merecem. Estou bastante fragilizada porque apesar de médica, recebei no fim de semana mais de quatro pacientes com câncer em minha residência, em Caxias, inclusive uma senhora, carregada nos baços pelo filho”, afirmou Cleide.
Agradecimento - No final do pronunciamento, Cleide Coutinho agradeceu a Flávio Dino e, também, ao senador Edson Lobão (PMDB/MA) e a deputada federal Nice Lobão (PMDB/MA), que intercederam junto ao governo federal, para liberar a Emenda para construir a Unacon e também uma UPA III que hoje foi aprovado em Caxias. “Agora a humilhação dos maranhenses no Estado do Piauí finalmente vai acabar”, disse.
“È imoral pretender que uma coisa desejada se realize por mágica, simplesmente porque o desejamos; só é moral, só é digno, o desejo, quando acompanhado de severa vontade de apontar os meios de execução para executá-la”, declarou a deputada Cleide Coutinho declarou, ao ler uma frase de Ortega e Gasset.
(Da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário